domingo, 31 de agosto de 2008

Crônica




ME DESCULPA, "ROUBEI" A TESOURA.

Cadê? Você viu por ai? Quem está procurando, alguém mais se interessa pela causa? Pois estou intrigado aonde foi parar o caráter das pessoas? Se fosse um artigo de prateleira, estaria encalhado, e com um super cartaz, tudo por R$ 1,99, para ver se assim as pessoas adquirissem o seu. Caráter, nada mais é, do que o reflexo das pessoas olhadas de dentro. É a junção da índole, da personalidade, concepção moral, hábitos, virtudes e vícios. Tudo isso junto, forma o caráter de uma pessoa. Qualidade crucial para o ser humano aprender a respeitar o próximo, suas diferenças; respeitar o meio social em que vive; Respeitar o próprio mundo. E essa, é uma virtude que nos é presenteada ao decorrer da nossa infância, pelas pessoas que nos criaram. No meu caso, meus fantásticos PAIS. Teve uma passagem, que considero crucial para a formação de meu caráter. Lembro- me como se fosse hoje, e ainda me envergonho do que fiz. Tinha aproximadamente seis anos de idade, praticamente estava nascendo para o mundo. Em uma aula de educação artística, minha favorita digo de passagem, me encantei por uma tesoura que estava sendo usada na classe, não sei por que aquela tesoura me fascinou, e sem pensar muito, peguei a tesoura e enfiei na minha bolsa. Na hora sabia que não estava fazendo algo muito certo, que aquilo poderia me causar alguns problemas em casa. Mas resolvi assumir as responsabilidades e depois que vi que o “roubo” tinha sido um sucesso, fiquei sem o menor peso na consciência. Quando cheguei na padaria, que meus pais tinham na época, e minha querida mãe percebeu que eu estava com uma tesoura que não era minha, na hora o semblante se fechou e a inevitável pergunta que por algum momento eu temi, foi feita:”De quem é essa tesoura”? Ali percebi que tinha alguma coisa muito mais grave no que tinha feito, que não era só o fato de ter pegado a tesoura de um amiguinho, pois eu ainda era uma criança, que por muitas vezes tem ações impulsivas, mas perbeci, nos olhos tristes de minhas mãe, na sua voz altiva e firme, que tinha feito algo incoerente a educação exemplar que meus pais sempre me deram, tanto a mim, quanto aos meus irmãos. Por um momento me calei tentando buscar alguma desculpa, como se eu conseguisse inventar desculpas para minha mãe. Mais uma vez ela olhou nos meus olhos, e mais firme que nunca, disse: ”Essa tesoura não é sua, você pegou ela de alguém, e do mesmo jeito que você pegou, vai agora à escola devolver. Isso não se faz, onde você colocou tudo que eu e seu pai te ensinamos”. Parece que ela sabia que aquela atitude, ríspida e firme, iria definir os valores de seu filho pro resto da vida. Parece não, ela sabia. E sem precisar me escoltar até a escola, pois sempre confiou muito em seus filhos; com muita vergonha, de cabeça baixa, carregando nos ombros um peso incompreensível para uma criança de seis anos de idade, voltei à escola e devolvi a tesoura. Ainda me lembro da sensação daquele momento, eu senti como se tivesse feito a coisa mais correta da minha vida. Naquela hora, eu senti dentro de mim, o que é ter caráter. Aquela atitude da minha mãe, mais o reflexo do homem fantástico que é meu pai, fizeram nascer dentro de mim, o homem que sou hoje. É por isso que procuro nas pessoas, como se fosse um vício para mim, o caráter. Então, em vez de colocarmos o caráter lá embaixo na prateleira, abaixar o preço pra ver se as pessoas compram por falta de opção. Vamos coloca - lo a vista, vamos adquiri- lo por esforço, após adquirido, é como se fosse um vírus, automaticamente você sai contagiando quem quer que esteja a sua volta. E essa virtude, acompanhada de amor, é a única formula de sucesso para um dia almejarmos um mundo melhor.

5 comentários:

Anônimo disse...

Nossa...
Merece aplausos de pé!!! :)
Parabéns pelo ótimo texto e pelos poemas!
Abçs
Liv Milla

LUCY LEON disse...

Nossa, que coragem! E é justamente pelo seu caráter e doçura que eu te admiro muito. Saiba que eu também passei por experiência semelhante. No meu caso eram moedas de chocolate. Minha mãe mandou que eu fosse comprar leite e cigarros pra ela e me deu uma nota de 100 cruzeiros, que hoje, equivale a 10 reais mais ou menos. Eu fui e, ao ver na vitrine aquelas belezuras envolvidas em embalagens douradas eu fiquei doida! Não pensei duas vezes e gastei todo o troco de minha mãe nas moedas de chocolate. Fui pra casa, direto pra debaixo da cama, lá fiquei até comer quase todas as moedas. Enquanto eu comia, minha mãe me chamava e eu não respondia, pois, sabia a "M" que eu tinha feito. Até que ela me achou debaixo da cama e não agüentou e riu descontroladamente. Sua risada não diminuiu minha vergonha e culpa, ainda que naquele momento, eu não soubesse o quanto aqueles trocados fariam falta pra ela. Mas, entendi que quem riu naquele dia foi apenas uma mãe, que soube perdoar a peraltice de sua filha e que se entristeceu por achar que não podia me dar tudo o que eu queria. Hoje, sei que ela não me deu tudo o que eu quis, mas me deu tudo o que eu precisei. Nunca mais peguei seus trocados! Bjs meu amigo!

Potira Mocaiber disse...

milhoes de talentos!!!!!!
BEIJOSSSSSSSS

Camila disse...

Parabéns Diogo,gostei muito!=)

.:: n a t y d o o ::. disse...

Oi Diogo! É a Naty! Irmã da Vitória! Tudo bem? Eu já passei pela mesma situação tbm haha Era uma tesoura do mickey, lembro direitinho! Eu era maior que vc, não lembro a idade, mas lembro que ainda por cima guardei a tesoura pra esconder da minh amãe pq eu sabia que não era pra pegar coisas dos outros. Mas ela descobriu uns dias depois, me deu a MAIOR bronca e mandou eu devolver na mão dele, falar que eu peguei, que era errado, e me desculpar. Lembro que a vergonha era TAAANTA, que não pude enfrentá-lo. Coloquei de baixo da mesa do garoto e ele "achou" a tesoura perdida. =( Queria ressaltar aki, com base nessa experiência e em poucas outras (roubei umas borrachas tbm hehe) que caráter realmente tem um grande "que" de como vc foi educado. Mas reiterar que tbm se constrói ao longo da vida. O caráter, além do que vc disse, tbm é formado por uma sucessão de boas escolhas. E boas escolhas vc sempre pode fazer.. assim como as más. Por isso se constrói continuamente o carater. Ou seja, acredito que dê pra salvar algumas pessoas hehe Tudo é uma questão de como vc jah disse, AMOR. Quando o amor é a única verdade, o resto o segue em perfeita harmonia, e descobrimos todas as mais belas qualidades do ser humano. Somos todos seres iguais com escolhas distintas. Felizmente, podemos escolher de novo, todos os dias. =]